Manuais e Cartilhas: Diretrizes Para Alimentação Escolar.

Leituras importantes

Sites Importantes

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Aperfeiçoamento de Cozinheiras

Parceria garante aperfeiçoamento de cozinheiras
Curso começa já na próxima segunda-feira, dia 13

foto/divulgação: EDM Lupércio Belarmino da Silva

EDM Lupércio Belarmino da Silva
Nos próximos dias, as mais de 400 cozinheiras e nutricionistas que atuam nas Escolas Básicas, Escolas Desdobradas, Creches e Núcleos de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação da Capital receberão capacitação oferecida por estudantes do curso de Gastronomia da Estácio Florianópolis.

Os profissionais aprenderão novas técnicas para aperfeiçoar a alimentação servida aos quase 30 mil alunos, sempre respeitando o cardápio escolar. Serão abordados conteúdos sobre aproveitamento integral dos alimentos, o uso de peixes e frutos do mar, ideias de preparações para festividades, além de receitas sem lactose ou glúten. As aulas ocorrerão na Estácio Florianópolis (SC 401) em três etapas: dia 13 para nutricionistas e de 21 a 24 e de 28 a 30 de julho para cozinheiras, com acompanhamento das nutricionistas.

A parceria entre Estácio e Município começou em 2014, quando estudantes de Gastronomia conheceram a realidade das cozinhas escolares e o sistema de fichas técnicas a ser implementado nas unidades educativas, que traz ingredientes e modo de preparo das receitas. “Agora será a vez das cozinheiras e nutricionistas irem à sala de aula. As escolas vão aprimorar suas práticas e o maior ganho será para as crianças e adolescentes que se alimentam lá”, avalia a coordenadora do curso da Estácio, a professora Elizabeth Diamantopoulos Neme.

“Queremos oferecer para nossos escolares preparações gostosas e ao mesmo tempo nutritivas. Buscamos habilitar nossas cozinheiras a fazerem receitas cheirosas, boas de ver e gostosas para comer.

Já temos um bom padrão nutricional e queremos o mesmo do ponto de vista sensorial, considerando que enviamos a mesma matéria prima para todas as unidades educativas. Um gastrônomo pode ensinar diferentes técnicas de preparo dos alimentos que levem a bons resultados do ponto de vista sensorial, melhorando a apresentação do prato, o cheiro, a textura e o sabor”, explica a nutricionista Sanlina Barreto Hülse, do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação. Cerca de 40 receitas selecionadas pelas nutricionistas serão testadas no curso.

Dias antes das cozinheiras, as nutricionistas que atendem as escolas do Município passarão pelo curso para trocar ideias com professores e estudantes de gastronomia.

“Nossas 112 unidades educativas recebem a mesma matéria prima, mas muitas vezes o preparo de uma receita fica muito bom em uma escola e ruim em outra, deixando claro que o resultado depende fundamentalmente do modo que o profissional a prepara. O curso será também uma boa troca de experiências entre as próprias cozinheiras”, diz Sanlina. “Aos estudantes de Gastronomia, o benefício será um grande aprendizado sobre a alimentação escolar. Isso contribui para formarmos profissionais aptos às diferentes condições de trabalho, aumentando inclusive suas chances no mercado”, completa Elizabeth.

Serviço

Dia 13/7, das 8h30 às 12h30 – capacitação para Nutricionistas

Dias 21 a 24/7 e 28 a 30/7, das 8 às 12 horas – capacitação para Cozinheiras

Local: Laboratório 01, Bloco C, 2º andar, Estácio Florianópolis (SC 401)

Fonte: All Press Comunicação Estratégica - responsável pela assessoria da Estácio em Santa Catarina

Atividades de Educação Nutricional: Cachoeira do Bom Jesus

Atividades de Educação Nutricional desenvolvidas nas Unidades Educativas

Unidade Escolar: SERTE
Diretor(a): Magna Localidade: Cachoeira do Bom Jesus
Nutricionista: Cleonice Zortéa                                CRN/10: 3396
Data da visita: 24/03/2015        Horário de início:14:00  Horário de término: 17:00



Atividade

Horta Escolar: hora de plantar



Objetivo


Oportunizar as crianças a vivencia e o contato direto com o meio ambiente;
Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta.


Público alvo

Crianças da turma G5 da Instituição de Ensino Conveniada SERTE


Quando?

No dia 24 de março de 2015

Onde?

Horta da Instituição de Ensino Conveniada SERTE

Como?


Conversa sobre a horta e apresentação das sementes e escolha de três tipos para o plantio, das quais, as escolhidas foram: pepino, beterraba e feijão de vagem. Visita à horta para o plantio das sementes juntamente com a professora da turma Nerci.


Resultados obtidos

A atividade foi muito atrativa, pois, todas as crianças se mostraram interessadas em visitar a horta, em conhecer e escolher as sementes, em falar sobre os alimentos que estas sementes geram e ficaram entusiasmadas em mexer com a terra.