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Manuais e Cartilhas: Diretrizes Para Alimentação Escolar.
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quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
sexta-feira, 17 de julho de 2015
Aperfeiçoamento de Cozinheiras
Parceria garante aperfeiçoamento de cozinheiras
Curso começa já na próxima segunda-feira, dia 13
Nos próximos dias, as mais de 400 cozinheiras e nutricionistas que atuam nas Escolas Básicas, Escolas Desdobradas, Creches e Núcleos de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação da Capital receberão capacitação oferecida por estudantes do curso de Gastronomia da Estácio Florianópolis.
Os profissionais aprenderão novas técnicas para aperfeiçoar a alimentação servida aos quase 30 mil alunos, sempre respeitando o cardápio escolar. Serão abordados conteúdos sobre aproveitamento integral dos alimentos, o uso de peixes e frutos do mar, ideias de preparações para festividades, além de receitas sem lactose ou glúten. As aulas ocorrerão na Estácio Florianópolis (SC 401) em três etapas: dia 13 para nutricionistas e de 21 a 24 e de 28 a 30 de julho para cozinheiras, com acompanhamento das nutricionistas.
A parceria entre Estácio e Município começou em 2014, quando estudantes de Gastronomia conheceram a realidade das cozinhas escolares e o sistema de fichas técnicas a ser implementado nas unidades educativas, que traz ingredientes e modo de preparo das receitas. “Agora será a vez das cozinheiras e nutricionistas irem à sala de aula. As escolas vão aprimorar suas práticas e o maior ganho será para as crianças e adolescentes que se alimentam lá”, avalia a coordenadora do curso da Estácio, a professora Elizabeth Diamantopoulos Neme.
“Queremos oferecer para nossos escolares preparações gostosas e ao mesmo tempo nutritivas. Buscamos habilitar nossas cozinheiras a fazerem receitas cheirosas, boas de ver e gostosas para comer.
Já temos um bom padrão nutricional e queremos o mesmo do ponto de vista sensorial, considerando que enviamos a mesma matéria prima para todas as unidades educativas. Um gastrônomo pode ensinar diferentes técnicas de preparo dos alimentos que levem a bons resultados do ponto de vista sensorial, melhorando a apresentação do prato, o cheiro, a textura e o sabor”, explica a nutricionista Sanlina Barreto Hülse, do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação. Cerca de 40 receitas selecionadas pelas nutricionistas serão testadas no curso.
Dias antes das cozinheiras, as nutricionistas que atendem as escolas do Município passarão pelo curso para trocar ideias com professores e estudantes de gastronomia.
“Nossas 112 unidades educativas recebem a mesma matéria prima, mas muitas vezes o preparo de uma receita fica muito bom em uma escola e ruim em outra, deixando claro que o resultado depende fundamentalmente do modo que o profissional a prepara. O curso será também uma boa troca de experiências entre as próprias cozinheiras”, diz Sanlina. “Aos estudantes de Gastronomia, o benefício será um grande aprendizado sobre a alimentação escolar. Isso contribui para formarmos profissionais aptos às diferentes condições de trabalho, aumentando inclusive suas chances no mercado”, completa Elizabeth.
Serviço
Dia 13/7, das 8h30 às 12h30 – capacitação para Nutricionistas
Dias 21 a 24/7 e 28 a 30/7, das 8 às 12 horas – capacitação para Cozinheiras
Local: Laboratório 01, Bloco C, 2º andar, Estácio Florianópolis (SC 401)
Fonte: All Press Comunicação Estratégica - responsável pela assessoria da Estácio em Santa Catarina
Atividades de Educação Nutricional: Cachoeira do Bom Jesus
Atividades
de Educação Nutricional desenvolvidas nas Unidades Educativas
Unidade
Escolar: SERTE
Diretor(a):
Magna Localidade: Cachoeira do Bom Jesus
Nutricionista:
Cleonice Zortéa
CRN/10: 3396
Data
da visita: 24/03/2015 Horário de
início:14:00 Horário de término: 17:00
Atividade
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Horta
Escolar: hora de plantar
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Objetivo
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Oportunizar as crianças a vivencia e o contato direto com o
meio ambiente;
Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta. |
Público alvo
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Crianças
da turma G5 da Instituição de Ensino Conveniada SERTE
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Quando?
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No
dia 24 de março de 2015
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Onde?
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Horta
da Instituição de Ensino Conveniada SERTE
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Como?
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Conversa
sobre a horta e apresentação das sementes e escolha de três tipos para o
plantio, das quais, as escolhidas foram: pepino, beterraba e feijão de vagem.
Visita à horta para o plantio das sementes juntamente com a professora da
turma Nerci.
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Resultados obtidos
|
A
atividade foi muito atrativa, pois, todas as crianças se mostraram
interessadas em visitar a horta, em conhecer e escolher as sementes, em falar
sobre os alimentos que estas sementes geram e ficaram entusiasmadas em mexer
com a terra.
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quinta-feira, 23 de abril de 2015
A Agricultura Familiar Faz Parte das Unidades Educativas assim...
Com produtos orgânicos da AGRECO e de outros agricultores da região da grande Florianópolis.
O consumo destes alimentos é realizado por crianças, adolescentes e adultos que frequentam as unidades de educação infantil, ensino fundamental e EJA.
Frango
Leite
Bebida Láctea
Farinha de milho
Macarrão
Pão
Leite
Bebida Láctea
Farinha de milho
Macarrão
Pão
Mel
Doce de banana
Suco de uva
Frutas
Verduras
Doce de banana
Suco de uva
Frutas
Verduras
Para conhecer um pouco sobre como funciona a agricultura familiar, acesse o site de uma de nossas parceiras:
Livros de Literatura Infantil - Educação Alimentar
Livros infantis são mágicos!
As ilustrações coloridas e o texto simples e divertido sempre encantam as crianças. Mas existe uma nova forma de utilizá-los: ajudando na hora das refeições! Quando as histórias falam sobre a comida, acabam instigando as crianças a descobrir mais sobre o assunto e a comer melhor.
Alguns títulos:
Sinopse
O objetivo desse livro não é só ensinar a dobrar papel, mas também estimular o uso da criatividade e a querer comer com mais saúde..
Sinopse
Se a menina Joana
Não nos come nem nos quer
Não demora muito tempo
Que irá adoecer.
- É verdade, é verdade! -
Interrompeu a maçã. -
Foi isso que o pai lhe disse
Ainda esta manhã.
- Não consigo entender -
Lamentou-se o kiwi. -
Não gostar de comer fruta
Foi coisa que nunca vi!
Não nos come nem nos quer
Não demora muito tempo
Que irá adoecer.
- É verdade, é verdade! -
Interrompeu a maçã. -
Foi isso que o pai lhe disse
Ainda esta manhã.
- Não consigo entender -
Lamentou-se o kiwi. -
Não gostar de comer fruta
Foi coisa que nunca vi!
Sinopse
Sinopse
É dia de feira. Lila, sua mãe e Sibila vão fazer compras e a diversão é garantida no passeio pelas barracas.O encontro de Maria Clara Machado com Eliardo França só poderia ter um resultado: deliciosas histórias para crianças, onde textos e ilustrações se complementam. Lila, sua cachorrinha Sibila e seus amigos são personagens que encantam a todos os pequenos leitores.
Sinopse
Croquilda não conta detalhes da receita (claro, ela é uma bruxa!), mas imagino que tenha picado as cenouras, as batatas e o alho-poró, colocado em uma panela com água, temperado com pitadas de sal, tomilho e louro, e deixado cozinhar até os ingredientes ficarem macios. Depois, deve ter ajustado os temperos. Se eu fosse ela, também colocaria um pouquinho de azeite. E bateria tudo no liquidificador para virar uma sopa cremosa.
Antes de servir, avise a garotada: eles vão ficar Fortes. Saciados. Grandes. E o Príncipe Encantado… Ai, quase que eu conto de novo!
Sinopse |
Conta a história da Camila, uma garotinha que só queria bala, bombom e chiclete, não queria nem saber de experimentar novos sabores. Dona Rosa, mãe desesperada como nós, teve uma ideia: misturar comida com o alfabeto! Camila poderia comer o que quisesse, desde escolhesse apenas alimentos que iniciavam com a letra do dia. Uma brincadeira que pode dar certo em casa também!
Sinopse |
A Princesinha cismou que não gosta de salada – principalmente de tomates. Mas, quando lhe dão algumas sementes para plantar e ela vê o tomateiro brotar, a Princesinha muda de ideia! |
Sinopse
Coleção em dois volumes com 10 livros em cada caixa tratando o tema: alimentação saudável através das frutas.
Cada livro apresenta uma tabela de nutrientes e uma receita para convidar a criança a participar na elaboração.
Projeto refeitório Vila Cachoeira
O Projeto Refeitório da Creche Vila Cachoeira, continua dando sempre bons resultados, como vinha-mos fazendo nos anos anteriores, porém este ano resolvemos incluir algumas crianças na participação e realização no projeto.
Todas as semanas o Projeto Refeitório é organizado de modo que uma professora e uma criança por grupo, têm a sua função no refeitório: integrador, buffet, fruta, mesa e sobras.
O Integrador é a professora e a criança que passa nas salas buscando 5 crianças de cada vez para levar ao refeitório, duas professoras e uma criança ficam no buffet para auxiliar as crianças a fazerem seus pratos, na fruta fica um responsável e uma criança responsável pela distribuição das crianças e outra professora e uma criança orienta na separação do lixo ao final das refeições. Desta forma as crianças participam de forma ativa no projeto, ajudando outros colegas na hora da alimentação das crianças.
O projeto Refeitório busca promover a conscientização alimentar das crianças, ele é organizado de forma semanal no planejamento do espaço de forma a ser convidativo para as crianças experimentarem diversos alimentos, com a ajuda e estímulo de um colega do seu grupo ou de outro grupo. O projeto acontece diariamente na hora do almoço e na janta. Cada profissional e cada sala tem suas toucas e aventais, infantil e adulto.
sexta-feira, 6 de março de 2015
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
Cozinheiras Escolares em Formação.
Dando início aos trabalhos de 2015, a SEPAT (empresa de terceirização) junto com o DEPAE ofereceram duas formações para as cozinheiras escolares no mês de fevereiro:
- Do dia 02 a 05 , CURSO DE RECICLAGEM DE BOAS PRÁTICAS COM AS COZINHEIRAS ESCOLARES.
- No dia 06, FORMAÇÃO COM AS COZINHEIRAS ESCOLARES QUE ATENDEM UNIDADES COM O GRUPO G1 (berçário).